quarta-feira, 24 de julho de 2019

Vela solar “Lightsail 2” é aberta com sucesso no espaço.

A vela solar “Lightsail 2” foi aberta com sucesso no espaço nesta terça-feira (23). A missão Lightsail 2 tem como objetivo ser a primeira espaçonave na órbita terrestre movida unicamente por energia solar. A ideia por trás do experimento é, futuramente, baixar o custo da exploração espacial.

A Lightsail 2 é um projeto da Planetary Society, uma organização não-governamental fundada em 1980 por Carl Sagan, Louis Friedman e Bruce Murray, com o objetivo de difundir informações para os cidadãos sobre avanço e exploração espacial.

Em 2005 a Planetary Society lançou a primeira espaçonave movida a energia solar, a Cosmos 1, mas ela foi perdida por conta de uma falha no foguete de lançamento.

Dez anos mais tarde, em 2015, a sociedade lançou a LightSail 1 para um voo teste. Agora, em 25 de junho, o foguete Falcon Heavy, da empresa Space X, lançou a LightSail 2 com sucesso, como parte de uma missão das Forças Armadas americanas. Durante o lançamento a LightSail 2 foi acoplada com o Prox-1, um satélite construído por estudantes da universidade Georgia Tech.

O Prox-1 lançou a LightSail 2 ao espaço no dia 2 de julho, e nesta terça-feira, 23, a espaçonave abriu com sucesso sua vela solar. Agora, o veículo passará 30 dias circundando a órbita terrestre.

Fonte: Portal Terra/ Revista Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário