A Artemis 1, primeira missão do projeto Artemis, que levará a humanidade de volta à Lua foi lançada recentemente e seu primeiro voo serviu como forma de testar equipamento, entre eles a espaçonave Orion. Para isso, três manequins foram enviados junto com outras cargas úteis para a órbita lunar para testar se a espaçonave está pronta para ter humanos como tripulantes.
Os manequins receberam o nome de Campos, Helga e Zohar e chegaram de volta à Terra no dia 11 de dezembro, quando a Orion caiu na costa da Califórnia. Após isso, a espaçonave foi encaminhada para o Kennedy Space Center da NASA na Flórida.
Helga e Zohar
Como o programa terá missões tripuladas, a maior prioridade é garantir a segurança dos astronautas, principalmente contra a radiação espacial.
É aí que entra o experimento Matroshka AstroRad Radiation Experiment (MARE). Liderado pela agência espacial alemã (DLR) e executado junto de parceiros, este foi o primeiro experimento a medir a exposição do corpo humano feminino à radiação além da órbita da Estação Espacial Internacional.
Os manequins Helga e Zohar ajudam na investigação do MARE com sensores que coletam dados da exposição à radiação. Zohar usava um colete protetor AstroRed vermelho, e Helga foi sem a proteção.
Campos
Esses sensores oferecerão dados sobre a carga de gravidade de lançamento, pouso e outras etapas da viagem.
Fonte: OLHAR DIGITAL/NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário