O CASO
Um alvoroço partindo da torre da igreja despertou a atenção de algumas pessoas. Informações davam conta de que daquele local estava sendo observado um aeróstato, equivalente ao que conhecemos hoje como um dirigível. “A notícia”, chegou ao conhecimento dos responsáveis pelo jornal da cidade e estes encaminharam um “olheiro” para averiguar o que estava ocorrendo. A pessoa escolhida se dirigiu para lá e com auxílio de binóculos pode observar o misterioso objeto. Retornando a redação do jornal ratificou a história que estava circulando pela cidade e ainda pôde confirmar que o objeto, ou aeronave, tinha uma estrutura, de cor encarnada (avermelhada) onde eram vistas cinco pessoas, muito provavelmente militares ingleses.
1) quando se verifica a eficácia de balões e dirigíveis, principalmente com tripulação, e em atividades de longa duração, para época do caso, constatamos que era praticamente inexistente, os melhores exemplos eram constituídos de vôos curtos, alguns até sem deslocamento, muitos eram presos por cordas no solo apenas, e em sua grande maioria contavam com uma ou no máximo duas pessoas a bordo. A taxa de insucessos, acidentes e óbitos eram extremamente altas. Então a alegação de cinco pessoas em uma aeronave era algo extremamente improvável. Pior ainda considerando a possibilidade de estarem efetuando viagens com grandes deslocamentos.
2) quando mencionam que os cinco “tripulantes” poderiam ser militares, talvez essa afirmação tenha se dado pelo simples fato de todos os seres observados estarem vestindo roupas ou uniformes exatamente iguais, algo extremamente comum no estudo das tipologias, onde seres geralmente estão vestidos de forma semelhante. Talvez no momento da observação, na época, pela padronização da vestimenta observada concluiu-se que eram militares. Aliado as vestimentas similares lembramos das noticias divulgadas sobre a batalha em Transvaal.
3) a batalha em Transvaal ficou conhecida como a Guerra dos Bôers. Essa guerra foi divida em dois períodos: A primeira guerra ocorreu entre 1880 e 1881 e a segunda entre 1899 e 1902. O termo Bôers era o nome dado aos colonos locais de origem holandesa, francesa e alemã. Transvaal era um estado independente e também era conhecido como Republica Sul Africana.
As guerras ocorreram porque foram descobertas minas de ouro no território e a Inglaterra incorporou o estado de transvaal como parte de seu território gerando conflitos civis. Após esse breve detalhamento histórico, o mais importante é caracterizar que esse local está a quase 8 mil quilômetros de distância de Encruzilhada do Sul consolidando a impossibilidade do deslocamento de um balão.
4) observação de aeróstatos misteriosos (ou para alguns, fantasmas), não foi uma exclusividade brasileira ou da cidade de Encruzilhada do Sul. Três anos antes deste caso sul americano, no final de 1896, uma onda de avistamentos tomou conta dos Estado Unidos, mais especificamente no estado da Califórnia. Eram observados objetos com um visual diferente e muitas vezes eram vistos até algum tripulante. Os supostos avistamentos continuaram até o mês de abril de 1897 atingindo boa parte do território norte americano terminando suas últimas observações na cidade de Chicago no estado do Illinois.
Fonte: Google / Blog do Prof. Joaquim Dias ( https://professorjoaquimdias.blogspot.com )
Nenhum comentário:
Postar um comentário